Os primeiros guardiões do Convento de Cristo
Designar com rigor absoluto quem foram os primeiros guardiões do Convento de Cristo seria um exercício inoportuno, dada a milenar e complexa história do Monumento. No entanto, se focarmos a nossa atenção nos alvores do século XX, a documentação dos arquivos oficiais permite identificar com enorme clareza e facilidade os nomes dos pioneiros que assumiram a missão de proteger, estudar e restaurar a antiga sede dos Templários e da Ordem de Cristo. A viragem do século XIX para o século XX foi marcada por uma profunda tomada de consciência patrimonial em Tomar, alimentada por um grupo diversificado de intelectuais, artistas, arquitetos e líderes locais que se uniram em defesa do monumento nacional.

Já no final da década de 1890, o apelo de salvaguarda mobilizava figuras incontornáveis da urbe nabantina. O pintor naturalista Manuel Henrique Pinto, diretor da Escola Industrial Jácome Ratton, e o proprietário do jornal A Verdade, António da Silva Magalhães, haviam sido propostos pelo historiador Luciano Cordeiro como vogais correspondentes da Comissão dos Monumentos Nacionais em Tomar, uma colaboração tristemente interrompida com a morte prematura de António da Silva Magalhães em março de 1897. Simultaneamente, em março de 1898, o intelectual Ernesto Loureiro dirigia uma apaixonada carta ao Visconde da Torre da Murta a alertar para o estado de degradação e abandono do Convento, destacando o seu amigo Dr. José Vieira Guimarães como a autêntica alma do Centenário de Gualdim Pais de 1895 e um incansável defensor do património. Na mesma altura, em abril de 1898, o próprio presidente da Câmara Municipal de Tomar, João Torres Pinheiro, apelava à Comissão dos Monumentos Nacionais para a urgente necessidade de reparações nos claustros conventuais e na torre da Igreja de São João Baptista, ao mesmo tempo que o prestigiado arquiteto Adães Bermudes colaborava com Vieira Guimarães na publicação de estudos e ilustrações artísticas dedicados a Tomar, parceria que anos mais tarde se renovaria nas investigações e projetos de restauro do Claustro de D. João III.
“A autêntica alma do Centenário de Gualdim Pais de 1895 e um incansável defensor do património.”
O momento fundador da tutela técnica do Convento de Cristo no século XX ocorreu formalmente em maio de 1901. Enviado a Tomar por Augusto Fuschini, presidente do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, o arquiteto Luís Caetano Pedro d’Ávila trazia a missão de avaliar a inviabilidade técnica de instalar uma cadeia provisória no complexo e de elaborar o orçamento para o restauro do Claustro Principal de D. João III. Durante essa estada de estudo, Pedro d’Ávila realizou um passeio de automóvel pela cidade e pelos monumentos na companhia do jovem médico Dr. José Vieira Guimarães. Profundamente impressionado com o erudito entusiasmo do tomarense, o arquiteto escreveu imediatamente a Fuschini a tecer rasgados elogios a Vieira Guimarães e a enfatizar o valor inestimável da sua colaboração direta no terreno.
Deste encontro nasceu a equipa local que, entre maio de 1901 e setembro de 1912, reuniu Pedro d’Ávila, Manuel Henrique Pinto, José Vieira Guimarães e, a partir de 1904, José António Baptista Ribeiro. Este último, chefe de conservação das Obras Públicas, fixou-se no próprio Convento de Cristo (habitando a Casa dos Fâmulos no Claustro da Hospedaria) na sequência de uma missiva enviada a Fuschini em novembro de 1902 por Vieira Guimarães e Manuel Henrique Pinto, na qual traçavam a biografia do zeloso funcionário e solicitavam a sua alocação exclusiva ao monumento. Sob a ação combinada deste grupo de guardiões, promoveram-se trabalhos sistemáticos de conservação preventiva, como a erradicação de infestantes, ervas e raízes que corroíam as alvenarias, e empreenderam-se obras de restauro de relevo, como o conserto dos pequenos capitéis jónicos no Claustro de D. João III concebido por Pedro d’Ávila, além de uma rigorosa vigilância quotidiana contra os atos de vandalismo.
A 11 de maio de 1902, numa missiva dirigida a Augusto Fuschini (Presidente do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais), o Dr. José Vieira Guimarães agradece a sua nomeação como representante do Conselho em Tomar; e sem perder tempo, expressa as suas ideias e intenções para com o Convento de Cristo: como o «mais rico e patriótico dos monumentos de Portugal» e a expressão máxima da «missão civilizadora e das navegações portuguesas» com destaque para a imponente fachada poente, o médico tomarense ergue a sua voz contra a incúria e o esquecimento. Vieira Guimarães denuncia a escassez de verbas públicas, lamentando expressamente que o projeto de restauração do magnífico Claustro de D. João III continuasse a «dormir o sono dos esquecidos» no orçamento do Estado, afirmando o seu papel combativo em defesa da memória nacional.
Para além do diagnóstico crítico, a carta revela a vertente profundamente prática, rigorosa e preventiva da sua intervenção. Não se confinando a apelos teóricos, Vieira Guimarães junta ao documento um minucioso plano de reparações urgentes para o complexo monumental e o castelo, orçado em 500$000 réis. Este levantamento contemplava intervenções na Torre de Menagem, na Charola, no corredor das enfermarias e nos claustros da Lavagem, Cemitério e Hospedaria, associando-lhes ações essenciais de conservação diária, como a limpeza de cantarias e a remoção de ervas e raízes daninhas. Esta missiva consagra, assim, a síntese do seu pensamento: um olhar cirúrgico que aliava a grande visão cívica e historiográfica à eficácia pragmática da salvaguarda patrimonial no terreno.






Carta de José Vieira Guimarães a Augusto Fuschini, Presidente do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais (Tomar, 11 de maio de 1902). Agradece a nomeação como representante do Conselho em Tomar, denuncia o esquecimento do Claustro de D. João III e junta o plano de reparações urgentes do Convento e do Castelo, orçado em 500$000 réis.
A intervenção destes dedicados defensores do património não ficou confinada aos muros do Castelo e do Convento de Cristo, projetando-se também em rigorosos estudos e trabalhos noutros monumentos emblemáticos de Tomar, designadamente na Capela de Santa Iria, na Igreja de São João Baptista e no Padrão de São Lourenço, como o comprovam as trocas de correspondência entre Manuel Henrique Pinto, Pedro d’Ávila e José António Baptista Ribeiro. Contudo, este histórico primeiro ciclo de salvaguarda viria a sofrer golpes irreversíveis com a morte do arquiteto Pedro d’Ávila em 1904, que deixou a direção técnica a cargo de Manuel Henrique Pinto, e com o falecimento deste último em setembro de 1912. O desaparecimento do pintor naturalista desfez a marcante dupla que formava com Vieira Guimarães e provocou a interrupção temporária das obras organizadas no monumento, encerrando o capítulo dos primeiros e inesquecíveis guardiões do Convento de Cristo no século XX.
